Você pode; você dá conta!


03.01.11

Arquimedes Estrázulas Pires

Há momentos em que as forças parecem desaparecer, o sentimento esfria, a fé se esvai, a coragem empalidece e a vontade, esboroada, junta os próprios farelos e respira ofegante, como se quisesse deixar de existir. É quando mais precisamos de Deus em nossas vidas!
E o mais impressionante é que muitos de nós só lembra d'Ele, Pai e Criador de Todos os Mundos, nessas horas de angústia extrema! Nada de glorificar o Criador quando a hora é de festa, saúde, alegria, curtição e liberdade total; pra quê, dizem?!
Justamente nessas horas é que devemos nos lançar em preces de gratidão porque a vida transcorre livre e elevar cânticos em louvor a Quem devemos tudo e nada Cobra, nada Reivindica e nada Exige. O livre-arbítrio é o indicador que deveria estar sempre ligado pra nos lembrar de tais obrigações. Quem agradece quando nada lhe falta é sempre amparado quando lhe falta tudo.
Tantas maneiras de agradecer a Deus por tantas bênçãos e, não obstante a pluralidade de escolhas, ainda há quem não adote nenhuma. A caridade, o amor ao próximo, a oração pelo enfermo ou recluso, a alegria no trato com quem nos cerca, a paciência, a resignação, o sorriso sincero, a palavra macia, o abraço de ternura, a palavra que consola, o perdão, o arrependimento... Tantas maneiras!
Deus não tem preferência por nenhuma delas e nem espera agradecimentos, pois quem dá de coração aberto não espera retorno ou retribuição. Mas é justo receber e não devolver, quando nada, um gesto de gratidão e reconhecimento? É justo enxergar só os tombos, os tropeços, os percalços, as “desgraças”, os “defeitos”, os reveses e tudo o mais nessa linha, quando na verdade estamos mergulhados – mesmo os que se vêem mais infelizes! - em um oceano de bênçãos, lições e oportunidades de aprender e obter ensinamentos?
Na ingratidão não há Luz, na indiferença não há amor, no azedume não há caridade, na desesperança não há fé e na reclamação costumeira não há Deus. Deus está onde há sentimento nobre, determinação, caridade, gratidão, esperança e fé; é no conjunto de tudo isso que O encontramos.
Quem apenas reclama, acaba triste, a tristeza leva à depressão, a depressão atrai a doença física, que propicia os males do espírito, que produzem energias opacas, cinzentas, pesadas, densas, pegajosas e... difíceis de suportar. Quem só vê o lado feio das coisas e aplica em seus dias apenas o que contradiz as Leis de Deus, candidata-se a ocupar lugares à esquerda do Cristo e compara-se ao joio. Logo virá o dia em que este será – obrigatoriamente – separado das boas sementes.
Ainda há tempo para esvaziar as velhas gavetas e os socavões da memória e jogar fora o que estiver mofado, o que não serve mais, que judia, escraviza, sufoca, entristece, deprime, degenera e destrói. Não importa o quanto veja-se atolado no descaminho, no vício, no sofrimento, na dor, na infelicidade, ainda há tempo pra reformar a alma, escancarar as janelas do espírito e permitir que a Luz de Deus invada o vazio - limpo do inservível - e aí se Instale produzindo amor e fazendo de você um novo ser.
Quem agradece na adversidade, glorifica na dor, sorri ante os obstáculos, empenha-se e supera-se, produz Luz; produz Vida! Deus está sempre de mãos estendidas aos que O buscam na alegria e agradecem na dor. Nenhuma lição fácil ensina tanto quanto uma experiência difícil, bem sucedida. E não há sucesso onde não há empenho, determinação, vontade e perseverança.
Se você plantou, é evidente que a qualquer tempo estará colhendo! E quem colhe precisa carregar o produto das suas decisões e do seu livre-arbítrio até poder depositá-lo onde já não pese mais em suas costas. Mas Deus, O Senhor da Justiça e da Vida, jamais colocará em teus ombros, carga maior do que a tua capacidade de suportar.
O bom aluno esforça-se, enfrenta problemas e os resolve, enfrenta situações e as supera. Quando sai da escola sabe muito mais do que se imaginaria capaz; é o que acontece na vida, quando nos decidimos pelo esforço e nos dedicamos às boas conquistas e à superação. Há um velho ditado que diz: “A vida é uma escola que não tem férias.” Aprendemos todos os dias, 365 dias por ano e 24 horas por dia. Aplique-se, portanto, e aproveite o tempo... para aprender; quanto mais difíceis as lições, maior será tua sabedoria, ao final!
Dizia Aristóteles, na velha Grécia, que “eu sou aquilo que pratico todos os dias”. Em verdade, se pratico o bem, todos os dias, acabo por tornar-me uma pessoa do bem; mas o contrário também é verdade!
Persevere no bem, abra o coração e a alma, deixe Deus ocupar o melhor lugar em teu “eu” e esteja certo de que o teu amanhã será de Paz e de Luz!
Você pode; você dá conta!

Comentários

Sheila disse…
Verdade pura mesmo hein, Tio... Pena que nem sempre estamos totalmente lúcidos para ver isso o tempo em que tudo nos acontece, por isso a importância de lembrar mesmo sempre de Aristóteles, sempre gostei dessa frase dele. Obrigada por compartilhar esse texto maravilhoso com tantas pessoas que realmente precisam dessas palavras.

Postagens mais visitadas deste blog

Atlântida – No Reino da Luz – Vol. 1.

No Porvir

SOMOS