Postagens

Mostrando postagens de Maio 22, 2011

Depressão

Imagem
(Parte 1)
20.05.2011 Arquimedes Estrázulas Pires “Eu sou aquilo que pratico todos os dias”! [Aristóteles, 360 A.C]             Poucas afirmativas são mais verdadeiras do que essa do velho filósofo de alta hierarquia, que em remotos tempos esteve por aqui na condição de “melhorador” do mundo dos seres humanos do Planeta Terra.             Ana Paula de Araújo (www.minhavida.com.br/) em seu artigo intitulado “Hábitos típicos da depressão podem piorar o quadro da doença, escrito em função da divulgação de importante pesquisa da área médica internacional, com subtítulo “Isolamento social e pensamentos negativos afundam ainda mais o depressivo”, mostra alguns resultados e conclusões desse trabalho e, após tomar conhecimento do artigo pela internet, tomo a liberdade de tecer alguns comentários sobre o que ele revela.             O texto abaixo compõe o primeiro e o segundo parágrafos do artigo de Ana Paula de Araújo, que assusta pelo impacto de suas revelações mas, como toda verdade, é indispens…

Depressão

Imagem
Depressão (Parte 2)
20.05.2011 Arquimedes Estrázulas Pires
O “ame ao teu próximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas”quer significar que quando respeitamos e tratamos com cordialidade, presteza, gentilezas e boas maneiras ao nosso próximo, ao mesmo tempo em que plantamos uma boa semente, porque irradiamos energias puras, positivas e sãs, colhemos dela os melhores frutos, no tempo em que deles mais estivermos necessitados; ainda que tudo isso se passe ao largo da nossa consciência. E também quer significar que quem leva a vida sem sintonia com Deus, A Força que move o Universo, A Fonte da vida, A Inteligência Cósmica ou que nome tenha para cada um de nós Aquele a quem Jesus Cristo chama de Pai, por demonstrar um profundo desprezo pela Criação e por renegar à própria condição de “Filho de Deus”, é natural que viva, não como um ser humano, mas como um toco: sem vida, sem sentimentos, sem vontades, sem desejos, sem alegria, sem saúde, sem amigos e até mesmo sem... instintos, que é a…

Depressão

Imagem
(Parte 3 – Final) 20.05.2011 Arquimedes Estrázulas Pires
Sêneca [4 A.C. - 65 D.C.], o moço, filósofo e influente escritor do tempo do Império Romano, diz que “Não há vento favorável para quem não sabe onde quer chegar.” Ninguém pode chegar a qualquer lugar se antes não houver criado – em pensamento e sentimento – as condições e a maneira de fazer isso. A vida também precisa ser planejada! O Espírito André Luis diz que “até a próxima encarnação pode ser planejada”! Praticante do bem, certamente terei uma próxima passagem pela vida no Plano Físico, bem mais suave, tranquila e menos estafante do que eventualmente esteja sendo a atual. O tratamento sob a luz da medicina não pode e não deve ser desprezado em nenhuma condição ou hipótese! Mas nunca se obtém resultados definitivos quando apenas os efeitos são tratados. Há que se cuidar também - com o mesmo afinco - das causas que levam alguém a esta ou àquela condição de saúde ou comportamento; especialmente em casos de enfermidades de difícil c…