Postagens

Mostrando postagens de Junho 14, 2009

A LIÇÃO DO FOGO

Imagem
Um membro de determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso deixou de participar de suas atividades.Após algumas semanas o líder daquele grupo decidiu visitar o membro afastado; era uma noite muito fria!Ao chegar à casa encontrou o homem, sozinho, sentado diante da lareira onde ardia um fogo brilhante e acolhedor.Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas vindas ao líder, conduzindo-o a uma grande cadeira à frente da lareira, onde permaneceu ao lado do visitante, quieto, esperando.Confortavelmente acomodado no lugar que lhe fora indicado, o líder ficou calado e, no silêncio que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno da lenha que ardia.Após alguns minutos o líder examinou as brasas que se formaram e, cuidadosamente, selecionou a mais incandescente de todas, empurrando-a para um lado.Voltou a sentar-se, permanecendo imóvel, enquanto o silêncio profundo que se estabelecera, permanecia.O dono da casa prestava atenção a cada moviment…

Pensamento

A caridade deve ter o sentido de um pacto de silêncio entre quem dá, quem recebe e... Deus.
Arquimedes Estrázulas Pires

FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DO UNIVERSALISMO CRÍSTICO

1 - Amar ao próximo como a si mesmo(a), buscando cultivar as virtudes morais, de forma verdadeira e incondicional, refletindo diretamente o amor do próprio Criador.

2 - Crer, firmemente, na reencarnação do espírito e no carma, pois sem essas duas condições da existência não haveria a Justiça Divina.

3 - Buscar, incessantemente, a Sabedoria Espiritual, aliada ao progresso filosófico e científico, com o objetivo de promover a evolução integral da humanidade.

Um ótimo conselho!

Livro dos Médiuns – CAPÍTULO II I – Do método

Os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler o pró e o contra, as críticas como as apologias, inteirar-se dos diferentes sistemas, a fim de poderem julgar por comparação.
Por esse lado, não preconizamos, nem criticamos obra alguma, visto não querermos, de nenhum modo, influenciar a opinião que dela se possa formar. Trazendo nossa pedra ao edifício, colocamo-nos nas fileiras. Não nos cabe ser juiz e parte e não alimentamos a ridícula pretensão de ser o único distribuidor da Luz. Toca ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso.

Apegos

Desde muito cedo as pessoas nos têm ensinado a estruturar a vida como se as circunstâncias fossem permanentes; como se a existência ideal consistisse em ficarmos amarrados a uma experiência estática, onde a realidade fosse imutável.Aprendemos a buscar estabilidade para achar a felicidade e essa carência falsa tem nos levado a apreciar mais a rigidez da morte do que a fluidez da vida.A tendência de continuar repetindo velhos e ultrapassados conceitos é o grande obstáculo que impede o acesso do espírito humano à abertura da consciência; uma fórmula bastante eficaz, diga-se de passagem, para produzir o engessamento da vontade de crescer e de evoluir.A vida marca ciclos de aprendizagem e quando um desses ciclos se completa e tudo se consuma, devemos ter a sabedoria de seguir adiante sem olhar para o que já passou.A experiência bem vivida se encarrega desses detalhes e aos poucos vamos perdendo coisas. Vão ficando para trás as lembranças da infância, da necessária dependência dos pais e, n…

Pensamento

Quando o Cristo nos aconselha “conhecer a verdade porque ela nos libertará”, está Dizendo que só é completamente livre aquele cujo conhecimento já rompeu a barreira dos dogmas e dos mistérios.
Arquimedes Estrázulas Pires

O que este Blog tem a ver com Roger Bottini Paranhos?

Como a literatura metafísica trazida por ele, este é um espaço dedicado à busca do conhecimento de Deus e do Universo, através da lógica. Nesse propósito, todos os mecanismos de busca, valem; especialmente aqueles que descartam os dogmas e os condicionamentos religiosos para - de forma livre e objetiva - descobrir caminhos que possibilitem o descortinar da espiritualidade através do que – modernamente - a sociedade humana passa a chamar de Universalismo Crístico.Universo e Luz é um Blog para acesso de todos aqueles que buscam – conscientemente - compreender pensamentos filosófico-religiosos até aqui apresentados à humanidade como coisas inquestionáveis; a sabedoria não admite hermetismos!Estamos convencidos de que a clausura espontânea, seja ela física, moral, filosófica ou religiosa, engessa a alma e aniquila os sonhos; a liberdade é o que nos impulsiona para Deus.Roger Bottini Paranhos é a Luz que nos mostra um caminho novo; de resto somos apenas caminhantes em busca da verdade.Àque…

Mais uma Luz no Universo

Imagem
Na rota evolutiva, natural a todos os seres, a espécie humana busca – incessantemente! - caminhos que a conduzam à Luz.Luz, aqui deve ser entendida como o conjunto de conhecimentos, sentimentos e lógica, que compõe a condição mental, intelectual e moral conhecida como “sabedoria.”Porque o espírito que nos move precisa adquirir, urgentemente, características que o identifiquem com o Criador; afinal de contas fomos “criados à Sua imagem e semelhança.”Todos seguimos a senda predeterminada e avançamos conforme o ensinamento que o tempo nos dá através do livre-arbítrio, essa importante liberdade de fazer e viver conforme a própria vontade.Porque somos individualidades, cada um de nós tem seu tempo e sua Luz. E se não brilhamos tanto quanto gostaríamos, o fato é devido a uma de duas razões: ou não temos nos esforçado suficientemente, ou ainda não estamos no tempo devido para assimilar o conhecimento necessário.Costumamos dizer que “a sabedoria é cria do tempo.”Daí a importância das reencarn…